sexta-feira, 26 de março de 2010

Estranhas causas...

Numa qualquer cidade existem pessoas a pedir, a mendigar... nas grandes cidades a quantidade aumenta proporcionalmente. Todos os dias pessoas no seu canto dizem palavras de súplica, todos os dias pessoas de dirigem a nós para pedir, maioritariamente dinheiro, e o nosso pensamento está já mecanizado com uma imagem estereotipada para quando pensamos num pedinte, alguém que essencialmete está sujo.
Perto do insólito está a situação que me levou a escrever...
Uma vez uma senhora com os seus 40 anos, aproximadamente, com uma aparência comum, vestida normalmente, pediu-me discretamente uma moeda para fazer um telefonema...eu nem pensei duas vezes, visto no dia anterior me ter acontecido uma urgência idêntica e não obtive ajuda. Coloquei a mão ao bolso e dei-lhe 1€, entretanto vi-a a usar a cabine telefónica mais próxima. Tudo bem!
Hoje, perto do local da primeira vez, uma senhora com o mesmo aspecto (e que tenho quase a certeza que será a mesma) disse "Desculpe, precisava de uma moeda para fazer um telefonema, e nem sou de Lisboa...etc." Eu dei outra vez, mas desta vez pensei duas vezes.... Mas a senhora dirigiu-se da mesma forma à cabine mais próxima.
Uma senhora que aparenta ser da classe média, média/baixa com uma mala de portátil ao ombro...
Como seleccionamos as pessoas a quem dar ajuda?
Conclusão: Passamos a não seleccionar, ou a seleccionar como a não dar seja velho ou novo, limpo ou sujo.

Sem comentários:

Enviar um comentário